head do post 2.png

Se liga nessa gig #3: Ed Motta no Jazzahed 2015

Seguindo com a série de pautas que buscam enfatizar a riqueza de gigs disponíveis - na íntegra – no quase infinito acervo do YouTube, dessa vez o Tapete Voador vai Jazzear a transmissão com um show do Ed Motta, malhando o groove na Alemanha, no pretérito de 2015.

Vale lembrar que desde 2013 (com o lançamento de “AOR”) o Ed entrou de cabeça no que os americanos chamam de adult oriented Rock (AOR), pegando como referências discos megaproduzidos da cena Yatch Rock/Blue Eyed soul dos anos 70.

A estética dessas cozinhas dialoga bastante com as referências de Funk/R&B e Jazz de grupos que o próprio Ed idolatra, como é o caso do “Pop perfeito” do Steely Dan, por exemplo, grupo dos monstros Donald Fagen e Walter Becker, talvez a principal referência do carioca.

Com isso em mente, Ed lança pérolas desde então e com grande sucesso - principalmente no cenário europeu e japonês – sempre tocando nas casas de shows mais celebradas do planeta.

Em 2016, ele prosseguiu explorando essa linha e lançou “Perpetual Gateways”, fechando a primeira trinca com “Criterion of The Senses” (2018).

E, para sintetizar um pouco do que Ed tem feito desde então, dentre os shows do meliante que estão disponíveis no YouTube, talvez o que melhor defina tudo que foi dito e tudo o que foi groovado desde 2013 seja a performance do sommelier na edição de 2015 do Jazzahead!

Com um set de praticamente uma hora e (brilhantemente) acompanhando por um quarteto multiétnico, o multi instrumentista conduz a plateia num passeio sublime, frente aos takes que formam o belíssimo “AOR”, disco lançado em 2013.

Vale ressaltar que Ed toca ao lado de Laurent Salzar, baixista francês, Airto Makela, guitarrista da Finlândia, Miguel Casais, baterista, dessa vez de Portugal, e Matti Klein, tecladista/pianista alemão.

O groove é de fato a linguagem universal.

Por Guilherme Espir




10 visualizações
 
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca ícone do YouTube

Assine a Newsletter:

Coisas de Ouvir!

© 2020 by Cristiano Ramos